A arte da tatuagem vem de milhares de anos atrás, Ötzi é ser humano mais antigo encontrado com mais de 55 marcas de desenhos pelo corpo e tem mais de 5300 anos. E naquela época só existia a tinta preta e durante muitos anos permaneceu assim, monocromática. Até chegarem aos polinésios que começaram a descobrir como fazer pigmentos diferentes. E hoje em dia vem ganhando força um estilo de tatuagem bem diferente que bebe em diversas fontes, é o Black Work, numa tradução livre quer dizer “trabalho em preto”.

Com a popularização dos tribais e Maoris, houve uma necessidade de renovação sentida pelos artistas que são especialistas nestes estilos, e juntando um pouco de Pontilhismo com Geometria eles chegaram ao que o Black Work é hoje. Alguns o chamam de Neo Tribal, já que o estilo ainda se confunde bastante, mas sendo Black Work ou Neo Tribal, o fato é que artes incríveis e de deixar o queixo caído estão aparecendo aos montes por aí.

O que antes era apenas uma solução para cover ups difíceis, se tornou um estilo novo e cheio de atitude que vem tomando conta de corpos ávidos por arte. Seja um desenho simples e sem nenhum tipo de sofisticação como três listras, ou um desenho super intrincado e que combina com a anatomia do cliente, usando técnicas de sombreamento e uso do espaço negativo (parte da tatuagem onde o desenho é feito com a pele do cliente, sem tinta). Além de usar o Pontilhismo como sombreamento e a Geometria perfeita para dar um ar mais exclusivo ainda.

Alguns artistas usam a tinta branca para dar algum tipo de detalhe mais brilhante ou fazer desenhos completos em cima da parte preta, como na tatuagem tudo é maleável e mesclável entre si sem haver nenhum tipo de limite para a criatividade, é uma certeza de que este estilo vai estar cada vez mais popular e disseminado entre os amantes da arte da tattoo. Este estilo é um dos mais difíceis pros profissionais, pois não dá margem de erro para os traços, que sempre tem que ser perfeitos e constantes. Fiquem com alguns exemplos de tatuagens Black Work e digam o que acharam. Sugestões de matérias e estilos serão sempre bem-vindas! Desta vez temos tantas fotos de tatuagens incríveis que vamos dividir o especial em partes. Até a próxima!blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (1) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (1) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (2) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (2) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (3) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (3) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (4) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (4) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (5) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (6) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (7) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (8) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (9) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (10) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (11) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (12) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (14) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (15) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (16) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (17) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (18) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (19) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (20) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (21) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (22) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (23) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (24) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (25) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (26) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (27) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (28) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (29) blackwork-neo-tribal-pontilhismo-dotwork (30)